Antigos Alunos

O Centro dos Antigos Alunos Salesianos da Madeira foi fundado por um grupo de cerca de trinta jovens, que tinham frequentado a Escola Salesiana de Artes e Ofícios nos primeiros anos após a chegada da congregação, para dar continuidade à obra iniciada pelo Pe. Laurindo Leal Pestana, o “Padre das Boas Obras”.
A ata n.º 1, datada de 2 de novembro de 1959, surge na sequência de uma reunião convocada pelo diretor de então - Pe. Bartolomeu Valentini - e em que estiveram presentes os referidos antigos alunos, que elegeram o primeiro conselho diretivo.
Nos estatutos do Centro são referidos os objetivos, que se podem resumir no seguinte: promover a obra de São João Bosco, incentivar e aprofundar o diálogo frequente e a colaboração responsável dos antigos alunos, seus membros, com toda a Família Salesiana, nomeadamente na organização de atividades ou no apoio a outras iniciativas da responsabilidade primeira de outros ambientes - comunidade salesiana, paróquia, salesianos cooperadores, Juventude Atlântico Clube, Centro Juvenil, etc..
De entre as organizações do Centro, merece especial destaque a celebração do Dia Regional do Antigo Aluno Salesiano, que se realiza no início de maio, sempre nos Salesianos do Funchal, por ser a casa comum a todos e onde nos ajudaram a tornarmo-nos “bons cristãos e honestos cidadãos”, nosso lema para a vida.
Achamos pertinente relevar a comemoração do Dia de São João Bosco na Igreja Paroquial do Atouguia, na Calheta, única igreja, além da capela do Colégio, onde existe uma estátua/imagem de D. Bosco. A celebração acontece num domingo próximo do Dia de São João Bosco - 31 de janeiro –, em que se reúne um número significativo de antigos alunos, outros elementos da Família Salesiana e paroquianos do concelho da Calheta, principalmente do sítio do Atouguia. Outro momento da maior importância é o Dia de Nossa Senhora Auxiliadora, em que o Centro tem uma vasta equipa a colaborar no arraial/quermesse, incluído nestas festividades.
O Centro dos Antigos Alunos Salesianos da Madeira colabora ainda noutras realizações, com a mesma disponibilidade e empenho.


Presidente da Direção do CAAS: João Luís Fernandes

Estatutos Centro de Antigos Alunos Salesianos da Madeira

Órgãos Sociais do Centro de Antigos Alunos Salesianos da Madeira - 2014-2018


Para contactar via e-mail, clique aqui.