Notícia / Destaque

3.º classificado no Concurso "Eu represento a minha História..." promovido pela SRE


jun 30, 2021


Este projeto surgiu enquanto atividade capaz de proporcionar lazer e aprendizagem, unindo o lúdico ao didático.
Se fora da sala de aula o jogo faz parte da vida dos alunos, acreditamos que o professor pode canalizar esse interesse, integrando-o no processo aprendizagem e tornando-o mais estimulante.
Foi com base nesse interesse que propusemos às turmas de 5.º ano a criação de um jogo de tabuleiro sobre a História da Madeira. A partir daí todo o projeto foi desenvolvido com base nas ideias dos alunos, de todas as turmas envolvidas.
Cada turma construiu um tabuleiro e um design de cartão distinto. Apesar do resultado ser diferente, todos trataram o mesmo assunto - A História da Madeira.
Numa primeira fase, os alunos elaboraram um trabalho de pesquisa sobre vários aspetos da RAM (personalidades/ curiosidades/ história/ gastronomia/ cultura…).
A definição das regras do jogo, a construção dos cartões com as questões e os tabuleiros foram desenvolvidos em contexto de sala de aula, envolvendo vários professores, várias disciplinas e diversos meios técnicos.
A aplicação do jogo após a fase de construção vem reforçar a ideia de que é necessário e urgente o reforço da presença da nossa história e cultura nos currículos escolares.

Assista a este vídeo, com os trabalhos dos alunos.