Projeto Educativo

Método Educativo


O método educativo de Dom Bosco é um estilo de educação, feito de ação e reflexão que pretende desenvolver no educando o protagonismo juvenil e o seu sentido de pertença à comunidade educativa. 

Caracteriza-se:

1. pela vontade de os educadores estarem entre os jovens partilhando a sua vida, olhando com simpatia para o seu mundo, atentos às suas verdadeiras exigências e valores;
2. pelo acolhimento incondicional, força promocional e capacidade incansável de diálogo;
3. pelo critério preventivo que crê na força do bem presente em cada jovem, também no mais carente  e procura desenvolvê-la mediante experiências positivas;
4. pela centralidade da razão, que se torna bom senso das exigências e das normas, flexibilidade e persuasão nas propostas;
5. pela centralidade da religião, entendida como desenvolvimento do sentido de Deus congénito a toda a pessoa e esforço de evangelização cristã;
6. pela centralidade da amorevolezza (amor, “amorabilidade”, amabilidade), que se expressa como amor educativo que faz crescer e cria correspondência;
7. por um ambiente positivo tecido de relações interpessoais, vivificado pela presença amorosa, solidária, animadora e ativadora dos educadores e do protagonismo dos próprios jovens.

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Proposta Educativa da Escola Salesiana

A “Proposta Educativa da Escola Salesiana” oferece as linhas básicas da identidade do espaço privilegiado de educação e evangelização dos jovens, que é a escola.

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Valores Fundamentais


“Criaste-nos para Vós, Senhor, e o nosso coração anda inquieto enquanto não repousar em Vós”
(Santo Agostinho)

• Uma visão positiva da pessoa humana
• Respeito e dignidade pela vida humana desde a sua conceção até à morte
• Jesus Cristo, referência fundamental
• O ser humano visto à luz do projeto salvífico de Deus
• Deus-Amor, fonte da existência, fundamento da realidade e sentido da vida humana
• A religiosidade como atitude de abertura à transcendência
• Deus criador do homem e fonte da liberdade
• Jesus Cristo, modelo e exemplo de humanidade plena
• O diálogo entre Deus e o Homem tem na Sagrada Escritura um espaço privilegiado

“Dai-me, Senhor, agudeza para entender, capacidade para reter, método e faculdade para aprender, subtileza para interpretar, graça e abundância para falar, acerto ao começar,  direção ao progredir e perfeição ao concluir.” 
(São Tomás de Aquino)

• O jovem é um ser único, conhecedor das suas potencialidades, livre e responsável, de relação fácil com os outros e aberto ao transcendente
• O jovem é capaz de se questionar sobre o sentido da sua própria existência, do mundo e da vida
• O jovem assenta a vivência quotidiana numa plataforma de valores éticos e morais comuns
• O jovem integra-se numa sociedade democrática, empenha-se numa cidadania ativa estabelecendo relações interpessoais e institucionais valorizando o tecido comunitário e social 
• O jovem aprende a interpretar o mundo, cada vez mais globalizado e mediatizado, com os critérios cristãos

“Que os jovens não só sejam amados, mas que eles próprios sintam que são amados” 
(São João Bosco)

• O processo educativo identifica-se com a atividade salvadora e santificadora da Igreja
• Compreende o sentido comunitário da experiência cristã
• As experiências transmitidas por Dom Bosco, fundamentam-se na criação de um ambiente familiar saudável, aberto aos valores humanos e cristãos
• O processo educativo centra-se no diálogo cordial, no ambiente de alegria e na dedicação do educador
• O ato educativo é essencialmente um acto de relação
• O método educativo de Dom Bosco é um estilo de educação, feito de acção e reflexão que pretende desenvolver no educando o protagonismo juvenil e o seu sentido de pertença à comunidade educativa