Honestos Cidadãos e Bons Cristãos

Projeto Educativo

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O Projeto Educativo dos Salesianos do Funchal é desenhado a partir do aforismo de D. Bosco, a educação é assunto do coração, e constitui-se como o referencial que atualiza e aprofunda o Sistema Preventivo Salesiano, para responder adequadamente às mais exigentes expectativas de quem nos confia a educação dos seus filhos, ajudando-os a prepararem-se com dignidade para a vida, para serem “Honestos Cidadãos e Bons Cristãos”.

Método Educativo

O método educativo de D. Bosco é um estilo de educação, feito de ação e reflexão que pretende desenvolver no educando o protagonismo juvenil e o seu sentido de pertença à comunidade educativa. 

Caracteriza-se pela vontade de os educadores estarem entre os jovens partilhando a sua vida, olhando com simpatia para o seu mundo, sempre atentos às suas verdadeiras exigências e valores; pelo acolhimento incondicional, força promocional e capacidade incansável de diálogo; pelo critério preventivo que crê na força do bem presente em cada jovem, também no mais carente e procura desenvolvê-la mediante experiências positivas; pela centralidade da razão, que se torna bom senso das exigências e das normas, flexibilidade e persuasão nas propostas; pela centralidade da religião, entendida como desenvolvimento do sentido de Deus congénito a toda a pessoa e esforço de evangelização cristã; pela centralidade da amorevolezza (amor, “amorabilidade”, amabilidade), que se expressa como amor educativo que faz crescer e cria correspondência; por um ambiente positivo tecido de relações interpessoais, vivificado pela presença amorosa, solidária, animadora e ativadora dos educadores e do protagonismo dos próprios jovens.

Proposta Educativa da Escola Salesiana

A “Proposta Educativa da Escola Salesiana” oferece as linhas básicas da identidade do espaço privilegiado de educação e evangelização dos jovens, que é a escola.

Valores Fundamentais

“Criaste-nos para Vós, Senhor, e o nosso coração anda inquieto enquanto não repousar em Vós”
(Santo Agostinho)

  • Uma visão positiva da pessoa humana;
  • Respeito e dignidade pela vida humana desde a sua conceção até à morte;
  • Jesus Cristo, referência fundamental;
  • O ser humano visto à luz do projeto salvífico de Deus;
  • Deus-Amor, fonte da existência, fundamento da realidade e sentido da vida humana;
  • A religiosidade como atitude de abertura à transcendência;
  • Deus criador do homem e fonte da liberdade;
  • Jesus Cristo, modelo e exemplo de humanidade plena;
  • O diálogo entre Deus e o Homem tem na Sagrada Escritura um espaço privilegiado.

“Dai-me, Senhor, agudeza para entender, capacidade para reter, método e faculdade para aprender, subtileza para interpretar, graça e abundância para falar, acerto ao começar, direção ao progredir e perfeição ao concluir.” 

(São Tomás de Aquino)

  • O jovem é um ser único, conhecedor das suas potencialidades, livre e responsável, de relação fácil com os outros e aberto ao transcendente;
  • O jovem é capaz de se questionar sobre o sentido da sua própria existência, do mundo e da vida;
  • O jovem assenta a vivência quotidiana numa plataforma de valores éticos e morais comuns;
  • O jovem integra-se numa sociedade democrática, empenha-se numa cidadania ativa estabelecendo relações interpessoais e institucionais valorizando o tecido comunitário e social;
  • O jovem aprende a interpretar o mundo, cada vez mais globalizado e mediatizado, com os critérios cristãos.

“Que os jovens não só sejam amados, mas que eles próprios sintam que são amados”

(São João Bosco)

  • O processo educativo identifica-se com a atividade salvadora e santificadora da Igreja;
  • Compreende o sentido comunitário da experiência cristã;
  • As experiências transmitidas por D. Bosco, fundamentam-se na criação de um ambiente familiar saudável, aberto aos valores humanos e cristãos;
  • O processo educativo centra-se no diálogo cordial, no ambiente de alegria e na dedicação do educador;
  • O ato educativo é essencialmente um ato de relação;
  • O método educativo de D. Bosco é um estilo de educação, feito de ação e reflexão que pretende desenvolver no educando o protagonismo juvenil e o seu sentido de pertença à comunidade educativa.