No mundo da tecnologia, da velocidade e do imediatismo muitas vezes não há lugar para pensar o mais importante – a relação com os outros e com Deus que devemos ver espelhado em cada um daqueles com quem nos cruzamos. O tema pastoral escolhido para o presente ano letivo quer dar um contributo para que os nossos alunos não se sintam perdidos e sem horizontes. Em vez disso, queremo-los despertos e motivados para encontrarem o seu lugar no mundo.
Na esteira da pedagogia salesiana além do desempenho académico desejamos nunca descurar a pluralidade da pessoa de cada aluno e a importância da construção do seu lugar no mundo, a construção do seu projeto de vida.
“Desperta! Há um lugar para ti.” tema pastoral para o ano letivo 2025/26 pretende funcionar como uma chamada de atenção para os educadores salesianos dos diversos ambientes. Chamada de atenção no sentido de não ser esquecido o zelo evangélico e missionário de S. João Bosco que, há precisamente 150 anos, meteu mãos à obra e empreendeu a primeira expedição missionária salesiana.
O papel dos educadores salesianos na sociedade atual terá sempre que passar pela disponibilidade para com os adolescentes e jovens no sentido dos mesmos se sentirem mais do que integrados amados porque há um lugar para eles na escola e na sociedade. Há uma chama de felicidade e eternidade que espera por cada um dos nossos destinatários e é importante que eles o saibam!
O Diretor
Pe. José Jorge Morais Gomes